Como as histórias ajudam a trabalhar as emoções das crianças
Nos dias de hoje pais e escolas focam-se imenso nos resultados escolares das crianças. Claro que considero importante que elas tenham sucesso escolar, mas não podemos de todo descurar o peso que as emoções possuem no seu desenvolvimento. E é sobre elas que vos falo hoje.
Atualmente, o desenvolvimento das habilidades sociais pelas crianças é um fator primordial, que vai fazer com que se tornem pessoas melhores. E a mim preocupa-me saber que vivemos numa sociedade que, na maior parte das vezes, se concentra mais nas notas que as crianças alcançam do que incutir nelas a importância que as emoções têm no seu desenvolvimento e no seu futuro. Compreender e canalizar as emoções que surgem à medida que as situações surgem, irá reforçar a autoconfiança da criança. Além disso, fará com que ela seja consciente das emoções dos outros, respeitando, portanto, os seus sentimentos. A empatia, no meu entender, é uma das melhores características que podem incutir nos nossos filhos.
É indiscutível o papel e a importância que as histórias têm. Elas são uma excelente forma de nos envolvermos e colaborarmos com a formação integral dos nossos filhos. Uma criança que aprende a conhecer, a aceitar e, quando necessário, gerir as emoções, será sem dúvida um adulto emocionalmente estável e equilibrado. A inteligência emocional é uma das particularidades que podem ser trabalhadas a partir das histórias.
Uma criança que seja emocionalmente saudável, nos dias conturbados que vivemos, é uma criança feliz, capaz de enfrentar situações emocionalmente complexas. Pode até não ser fácil ajudá-las a desenvolvê-la, mas para isso podemos recorrer a essa ferramenta fabulosa que são as histórias, que ajudam a trabalhar as emoções.
A ideia é que as crianças percebem que todas as emoções são válidas e que todas elas podem ser trabalhadas de uma forma saudável.
Todos os livros infantis podem ser utilizados para trabalhar as emoções, já que são intrínsecos ao sentimento humano e estão presentes nas situações vividas pelos personagens na narrativa. Após a leitura da história, podemos conversar com nossos filhos acerca daquilo que sentiam os personagens numa ou noutra situação e como tentaram resolver o problema. Também podemos fazer uma associação às situações vivenciadas pela própria criança.
«A nossa vida é uma história e as histórias fazem parte da nossa vida. Na infância os livros são um caminho para aprender a realidade, no imaginário dos contos, nos exemplos de superação. O livro escrito pela Carina Novo, ‘ A menina que tinha medo de cães’, trata-se disto mesmo, de um exemplo em como é possível ultrapassar o medo. Enquanto psicóloga este livro serviu já de recurso terapêutico, para uma temática que é tão frequente, os medos típicos na infância. Através do exemplo as crianças criam em si estratégias para lidar com os seus próprios medos. Parabéns pelo projeto e pelo talento que tem de continuar a ser partilhado em mais obras.»
Isabel Cavadas, Psicóloga
Deixo-vos aqui uma lista de livros para que vocês descubram como podem ensinar emoções e sentimentos para as crianças através dessas leituras.
A menina que tinha medo de cães, de Carina Novo
Sim, sei que sou suspeita, mas este é um livro que escrevi inspirada no medo que a minha filha tinha pelos cães quando era criança. Ao longo de todo o processo para a tentar ajudar a ultrapassar este receio, fui percebendo que muitas crianças sofriam do mesmo. Na altura não encontrei nenhuma história que falasse sobre isso, com muita pena minha. Agora, espero que esta minha obra ajude as crianças que têm este medo.
Medo do Quê? De Rodrigo Abril de Abreu
Todos temos medos. Pequenos ou grandes, fugimos e tapamos os olhos. Mas e se o medo tiver algo valioso para nos ensinar? E se, ao tirarmos o medo da sombra, nos descobrirmos a nós próprios? Este livro é um instrumento para a compreensão dos medos. Retrata um pequeno herói sem nome, com o qual a criança se pode identificar. Aborda temas como o desconhecido, as alturas, a escuridão, o silêncio e a dor.
O Pedaço que falta, de Shel Silverstein
Este é o livro certo para ensinar às crianças que não podemos ter tudo aquilo que queremos e que às vezes há algo que não corre bem…
O Livro dos Sentimentos, de Todd Parr
Os sentimentos moram na mesma casa, chamada coração, mas como decifrar cada um deles ou explicá-los aos pais quando se apresentam de modo confuso ou mesmo contraditório? O livro de Todd Parr ajuda nessa missão.
Tenho Monstros na Barriga, de Tonia Casarin
O protagonista Marcelo é um menino que sente coisas “esquisitas” dentro da sua barriga. Ao longo da história, ele entra em contato com oito emoções, e as apelida de “monstrinhos”: raiva, curiosidade, medo, orgulho, tristeza, ciúme, coragem e alegria.
O Monstro das Cores, de Anna Llenas
Nesta história, escrita pela arte-terapeuta Anna Llenas, cada sentimento é representado por uma cor diferente. No começo, a personagem principal depara-se com uma panóplia de cores, ou seja, um turbilhão de emoções. Consoante vamos folheando as páginas, ele vai conseguindo identificar, organizar e aprender a lidar com cada uma dessas emoções.
Era Uma Vez Uma Raiva, de Blandina Franco
Este livro conta a história de uma raiva que começa pequenina e acaba por tomar proporções dramáticas. Ele mostra às crianças como as raivas e as birras são destrutivas e sem sentido e que, no fim, o sofrimento é maior se não controlarmos as emoções negativas. Também costumo usar este livro com os adolescentes e os resultados são fantásticos.
A ovelhinha que veio para o jantar, de Steve Smallman e Joelle Dreidemy
Uma história em que se trabalham sentimentos como a compaixão e, especialmente, a empatia. A história conta como um lobo faminto acaba por se afeiçoar pela ovelhinha que deveria ser o seu jantar favorito.
O Livro dos Sentimentos, de Todd Parr
O que sentimos está sempre a mudar, e não faz mal. Num estilo muito próprio e cheio de cores, Todd Parr mostra às crianças que tudo o que sentimos é importante e é também importante partilhá-lo, sem medos nem vergonhas. Um livro fundamental sobre a consciência e a autogestão emocional.
Menina Bonita do Laço, de Fita de Ana Maria Machado
O coelhinho branco quer ter uma filha pretinha como aquela menina do laço de fita. Mas ele não sabe como a menina herdou aquela cor. Uma divertida e delicada história em homenagem à beleza negra.
O livro das emoções, de Filipa Saragga
Um livro para crianças, composto por várias histórias, cada uma dedicada a uma emoção: saudade, alegria, nojo, raiva, tristeza, vergonha, frustração e medo. Através das aventuras de personagens como a princesa Clara, a Melga Bia, a Libelinha Aurora, a Jacaré Sem Pé, a Borboleta Carrapeta e o Júlio Túlio aprendemos a identificar as diversas emoções e a lidar com elas. É também um guia para pais, professores e clínicos, elaborado por especialistas, que indica diversas pistas para melhor orientar crianças e jovens.
Orelha De Limão, de Katja Reider
A autora pretende neste livro ilustrado abordar a questão das diferenças, porque pequenos detalhes, que fazem sofrer, podem gerar grandes transtornos.
Sentimentos, de Libby Libby Walden
Nós somos aquilo que sentimos… Através deste livro pode-se explorar um mundo de emoções. As ilustrações encantadoras de Richard Jones e um texto lírico dão vida a todos os sentimentos.
Brincando de Mindfulness - 50 Exercícios para Praticar a Atenção Plena com Crianças, de Patricia Calazans
Uma espécie de livro em caixinha que conta com 50 exercícios para praticar a atenção plena com as crianças. É um material único que todos deveríamos ter em casa. Isso porque convida a criança a desenvolver uma série de práticas que a ajudam a desenvolver o autoconhecimento e o autocontrole através do brincar.
Somos Todos Milagres, de R. J. Palacio
Este não é bem um livro que ajuda a criança a identificar os sentimentos, mas é sobre a empatia e o respeito pelas diferenças. A sua mensagem é inspiradora.
O Menino Que Tinha Medo de Errar, de Taubman Andrea Viviana
Este livro narra a história de Pedro, um menino que vive preocupado com o medo de errar. Mas com a ajuda de uma fada, o menino percebe que viver reprimido impede-o de experimentar momentos incríveis.
«Para mim, a literatura permite que experimentemos todas as emoções. E como podemos experimentar todas, também podemos aprender com elas. Porque se só experimentamos algumas, a nossa aprendizagem será limitada. Não seremos capazes de edificar a aprendizagem sobre as demais e por isso acredito que é importante que as crianças vivam, se expressem livremente e que através dessa vivência, elas possam construir uma aprendizagem racional.»
Eva Martinez, educadora e terapeuta espanhola
Carina Novo