A importância de ler aos bebés!

Perguntava uma mãe a Einstein:

- Que devo ler ao meu filho para que melhore as suas faculdades matemáticas e seja um homem da ciência?

- Contos! - respondeu ele.

- Muito bem, mas que mais? - insistia a mãe.

- Ainda mais contos - reforçou Einstein.

Uma grande parte das pessoas acredita que ler para bebés é um ato precoce, por considerarem que os mesmos não entendem, nem conseguem interpretar palavras e imagens ou até não estão recetivos a essa leitura. Essa perceção não pode estar mais errada.


O período dos 0 aos 6 anos é considerado como a primeira infância, período importantíssimo no desenvolvimento humano. É nesta fase que se dá o crescimento físico, desenvolvimento da fala e da capacidade de aprendizagem, o amadurecimento do cérebro e a iniciação social e afetiva. Quando são boas as condições para o desenvolvimento humano durante a primeira infância, maiores são as probabilidades de as crianças alcançarem o seu máximo potencial, o que irá fazer com que se tornem adultos mais equilibrados, realizados e felizes.


Os primeiros 3 anos uma pessoa são os mais importantes na vida de uma pessoa. É nessa altura que se começam a formar as sinapses no cérebro as quais vão influenciar o resto da sua vida. É neste período que o cérebro está mais ativo do que nunca. Ele molda-se facilmente, absorve toda a nova informação de modo muito rápido e acomoda também tudo aquilo que já foi experienciado. Assim sendo, não se pode descurar a importância de se ler para bebés.


Por isso mesmo, a leitura para bebés deve ser incentivada desde muito cedo, de forma que a relação entre literatura e o ato de brincar se estabeleça o mais rápido possível. E quanto mais cedo isso acontecer, mais fácil será fazer com que a paixão pela leitura se mantenha durante toda a sua vida, o que trará imensos benefícios entre os quais destaco uma visão mais ampla, crítica e empática sobre o mundo, uma maior capacidade de argumentação e um vocabulário mais vasto, crianças mais curiosas, mais interessadas e felizes.


Os benefícios da leitura aos bebés

A leitura, para além de entreter os bebés, mediante o próprio ato de contar histórias, das imagens que o livro apresenta e até do seu formato, cria um ambiente riquíssimo em estímulos, o que influencia e potencia o desenvolvimento do bebé.

ü Ouvir a voz da pessoa que está a contar a história torna-se um ritual prazeroso quer para quem conta, quer para quem ouve, fortalecendo o vínculo entre eles. Para mim este é um dos maiores benefícios da leitura nesta faixa etária.

- Estimula a sua curiosidade, imaginação e memória.

- Ajuda a relaxar.

- Cria disciplina e atenção.

- Familiariza o bebé com sons, linguagem e palavras.

- Desenvolve o pensamento lógico.

- Auxilia o desenvolvimento da linguagem.

- Aumenta o vocabulário.

- Ajuda no desenvolvimento cognitivo.

- Estimula os sentidos e emoções.

- Minimiza problemas de aprendizagem futuros.

- Explica ao bebé o mundo que o rodeia (aprende a diferença entre o real e o imaginário).



«Ler é sempre um ato de poder»

Alberto Manguel


Dicas para rentabilizar a leitura

Para que possamos tirar o máximo de rendimento da leitura, deixo aqui algumas sugestões a aplicar na hora de ler uma história ao bebé.

1 - Apresentação do livro

Antes de abrirmos o livro, devemos ler o título da obra, mostrar e ler o nome do autor e da editora. Talvez o bebé não entenda à primeira, mas é dessa forma que ele se vai familiarizar com os elementos presentes num livro.


2 - A posição dos dois

Descubra qual a posição mais confortável para si e para o (a) pequeno (a) leitor (a). Com o bebé ao colo, com ele sentado de frente para o livro, deitados, etc. Aqui não há uma escolha certa ou errada.


3 - Estar presente

Durante a leitura, evite distrações, como telemóveis, tablets, TV, etc. Esta é uma dica preciosa para que consiga criar o vínculo que este momento proporciona.


4 - O ambiente

Da mesma forma que é importante encontrar uma posição confortável, também o ambiente nos deve dar as condições para tornar a leitura o mais agradável possível. Evite ruídos de fundo, luzes muito fortes, distrações, para assim criar um ambiente aconchegante, agradável, calmo e tranquilo, de forma a potenciar ao máximo este momento.


5 - Criar o canto da leitura

Organize um espaço para reunir todos os livros do bebé. Quando já tiver essa autonomia, pode ser ele a escolher a história que pretende ouvir.


6 - A posição do livro

O livro deve estar voltado para o bebé, de forma que ele possa explorar as imagens e as páginas enquanto lê. Nesta idade a visão do bebé ainda não está completamente desenvolvida, pelo que se o livro estiver afastado, ele pode não o ver com nitidez. É importante estar atento à reação do bebé. Se vir que ele está muito atento numa determinada página, deixe-o prolongar-se nela. Quando estiver a olhar durante mais tempo para uma determinada imagem, objeto ou personagem, devemos explicar isso, apontando para onde o bebé está a olhar ou até falar de outro aspeto que consideramos importante no livro. Dessa forma ele percebe, pelo tom de voz que estamos a usar, que já não estamos a contar a história, mas estamos focados no mesmo ponto que ele.

Caso o bebé já consiga segurar o livro, então deixe que seja ele a manuseá-lo e a explorá-lo à vontade.


7 - O silêncio

Quando contamos histórias, não temos que estar constantemente a ler. Podemos fazer pausas que serão extremamente positivas para que o bebé assimile a informação, as imagens, os sons. Este silêncio pode ser crucial para ajudar a transmitir certas emoções, como o medo, ansiedade, tristeza, emoção, etc.


8 - As vozes, sons, gestos e entoações

A leitura tem que ser divertida para os dois, por isso ela pode ser considerada um ato de brincar. Para tal, quanto mais a mesma for vivida e alimentada, tanto melhor. Com isto quero dizer que é importante dar vozes às personagens, fazer sons e/ou gestos correspondentes a determinados atos, trazer ironia à história. Respeite o ritmo da história, a cadência dos acontecimentos, a pontuação. Faça uso das onomatopeias, que podem arrancar verdadeiras gargalhadas aos mais pequenos. Sem fazer gestos muito bruscos ou vozes muito assustadoras. Use e abuse das cantigas ou leia cantando. Mergulhe no momento, sem ter medo de ser ridículo. A criança percebe e entrega-se quando sabe que o adulto está a contar a história de forma genuína e com amor.


9 - A recetividade do bebé

Tal como os adultos, os bebés podem não estar recetivos na hora de lermos uma história. Ou porque estão agitados, ou porque estão nervosos, com fome, etc. Insistir pode ser contraproducente e tudo o que queremos evitar é que estes percam o prazer num momento como este. Dessa forma, devemos apenas avançar com a leitura se virmos que o bebé está recetivo.

Também temos que ponderar a possibilidade de o bebé não gostar do livro que compramos ou escolhemos para aquele momento. O que acaba por ser interessante, pois revela que o bebé está a desenvolver os seus gostos e a sua autonomia. Isso não quer dizer que numa outra altura, ele já não possa estar recetivo a esse mesmo livro. É importante reforçar que se deve alargar o leque de histórias que contamos, pois, o gosto também é algo que se trabalha e dessa forma estamos a ampliar o repertório deles.


10 - As palavras «difíceis»

Quantos de nós ao contar a história não substituímos as palavras difíceis por outras que ajudassem as crianças a perceber? É preferível explicar o significado dessa palavra, pois estamos a aumentar o seu repertório linguístico. Se o bebé ainda for muito pequeno para perceber a explicação, não se preocupe. Vai ter tempo de explicar mais tarde e de certeza que ele se vai divertir com a sonoridade dessa palavra.


11 - As conversas

É normal que queiramos interromper a leitura para explicar uma determinada imagem, palavra, som, ação, etc. A leitura é também partilha de conhecimentos. Mas, atenção, não devemos perder muito tempo em explicações de palavras difíceis, pormenores muito concretos, sob pena de perdermos o fio condutor da história e a mesma se tornar extremamente didática.

Ler uma história deve dar espaço também para ouvir. Deixem o bebé expressar-se em relação a alguma personagem, imagem, acontecimento, etc.

Do mesmo modo, para tirar o máximo partido deste momento e criar mais vínculos emocionais e afetivos, podem conversar no final da história. Se o bebé ainda não falar, então quem leu a história pode fazer um pequeno resumo ou emitir a opinião acerca da mesma.


12 - Os recursos

Use bonecos, objetos, fantoches, ou outros recursos, de forma a dar vida aos personagens. Garanto-lhe que os bebés adoram!


13 - A repetição

Nesta faixa etária, os bebés precisam da repetição para assimilar os conteúdos apresentados. E também gostam muito do uso das rimas, segundo um ritmo, para que seja fácil para eles acompanharem.


14 - Estabelecer rotinas

É importante que a leitura seja feita sempre à mesma hora. O ideal será antes de dormir. Para além de estarmos a transmitir ao bebé a ideia que está na hora de deitar, o próprio ato de ouvir a história, vai ajudá-lo a relaxar e dormir melhor.

Livros para bebés dos 0 a 2 anos

Nesta idade os bebés exploram o mundo com os cinco sentidos. Daí que a leitura nesta fase, seja feita com o corpo todo: os ouvidos, o nariz, as mãos e, claro, a boca. Os livros serão, assim, parte deste processo de investigação do mundo. Os bebés ouvem atentamente tudo aquilo que as pessoas falam ao seu redor e dessa forma aprendem a dar significado às palavras que escutam. Para esta idade devem escolher livros com:

- Desenhos com cores vibrantes: isso ajuda a criança a focar a visão enquanto ela ainda se está a desenvolver.

- Texturas e volumes: páginas com texturas diferentes estimulam o tato.

- Poucos objetos por página e frases simples: quando o texto está diretamente ligado à ilustração, as crianças aprendem a criar associações entre eles.

- Música: sejam acompanhados por música ou com textos que podem ser cantados, o estímulo musical nos livros ajuda a estimular a atenção e pode também acalmar o bebé.

- Rimas e ritmo: os bebés nesta fase aprendem por repetição, e livros com rimas são divertidos para ler em voz alta.

Diferentes tipos de livros

Livros para o banho

Além dos brinquedos que os bebés podem usar durante o banho, esta também pode ser uma boa altura para incentivarmos à leitura e tornarmos este momento em algum bem divertido e lúdico ao mesmo tempo. Podem encontrar-se livros com materiais resistentes à água e que são extremamente seguros para bebés.


Livros de contos

Devem ser coloridos, brilhantes e apelativos. Estes ajudam a desenvolver o vocabulário, a estimular a concentração ao mesmo tempo que fortalecem o vínculo entre pais e filhos. Durante a leitura os pais podem utilizar este momento para incentivar a criança a identificar as imagens que ela vê no livro.


Livros sonoros

Os bebés são extremamente sensíveis aos sons, sejam eles quais forem. Assim sendo, este tipo de livros serão sempre uma excelente opção, podendo associar sons a palavras, o que os ajuda a aprender os nomes de animais, objetos, etc.


Livros com texturas

Uma sugestão bastante interessante, sobretudo quando os bebés já estão na fase em que querem tocar e apanhar tudo. Com estes livros eles aprendem a distinguir os diferentes tipos de texturas.


Livros de pano

Uma sugestão muito interessante para os bebés, sobretudo porque podem explorar o livro das mais diferentes formas, sem se magoarem, devido à sua textura macia. Se estes vierem com brinquedos, ainda melhor, pois deixa a leitura muito mais divertida.

Sugestões de livros

O coelho saltitão, de Kimberley Scott e Ronne Randall

Jardim dos pequeninos, de Aino-Marga Metsola

Todos no sofá, de Luísa Ducla Soares

Boa noite a todos, de Chris Haughton

Eu vou sempre gostar de ti, de Mick In

Caras divertidas, de Jannie Ho

Queres brincar comigo? de Eric Carle

Animais – com texturas para sentir, de Agnese Baruzzi

As primeiras palavras divertidas do Bolinha, de Eric Hill

Números, de Jillian Phillips

Adivinha o quanto eu gosto de ti, de Sam Mc Bratney

Um livro com sons, de Hervé Tullet

O gato Gaspar: toca e sente, de Faye Williamson

Carina Novo


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