O meu projeto

Para mim os livros são como uma espécie de tesouro, por esconderem dentro de si tantos mistérios, tantos enigmas, personagens mais ou menos enigmáticas, ambientes simples ou mais requintados, pedaços de história que nos transportam para o passado, viagens e enredos mais ou menos envolventes e desafiantes, mas sempre mágicos e didáticos. Ler sempre foi algo a que gostei de dedicar o meu tempo. O mundo das histórias faz-nos sonhar, imaginar, criar, sorrir, inquietar, por isso decidi que teria de dar aos seres mais incríveis e surpreendentes deste planeta, um pouco daquilo que recebo quando coloco nas mãos um novo livro. Quero que as minhas histórias façam com que continuem a poder sonhar, a poder brincar e rir, a poder mergulhar em aventuras sem fim para que possam manter sempre um espírito alegre, feliz e criativo. Cada criança que me acompanhe nesta viagem pelos meus livros, irá aventurar-se num mundo de sonho, de proezas, de façanhas, de magia, brincadeira, encantamento e imaginação.


Viver neste mundo da infância, escrever histórias para as crianças foi a forma que encontrei de me recusar a crescer. Talvez seja um pouco como o Peter Pan, aquela criança sem idade. Ainda sou um bocadinho (grande) criança, só estou um pouco mais alta. Continuo a gostar muito de me rir, de brincar, de sonhar, de criar mundos sem fim na minha cabeça e de imaginar que vivo por lá… Acho o mundo real às vezes tão pouco divertido e aborrecido. Também acho que deixamos às crianças pouco tempo para a brincadeira, anulamos a sua criatividade, o seu poder de imaginar e sonhar. As histórias, têm a capacidade de fazer com que as crianças também possam ser mais tempo crianças, possam sonhar e viver tantas e tantas aventuras, experimentar novas sensações, viver emoções tão diferentes e peculiares…


Mas os meus livros também têm a capacidade quase mágica de voar…e podem ir ter a casa de cada criança, esteja ela onde estiver. Podem ir num lindo envelope ou podem ir comigo na mão…Basta que escolham se querem que as minhas histórias sejam contadas pela mãe, pelo pai, pela avó, que seja a criança a lê-la ou então ser eu a contar-lha. É verdade! Também gosto imenso de contar histórias, por isso sou contadora de histórias, porque adoro dar vida, cor e magia às aventuras que vivem nos livros, quer as que escrevo, quer as que são escritas por outros. Dar voz às histórias, é viver nelas, é levar para dentro delas as crianças que me escutam, abraçá-las no meu colo e deixá-las sonhar, fazendo com que mergulhemos juntos no livro, vivermos no enredo, dar a mão às personagens ou até sermos uma delas, enfrentarmos os maus, resolvermos mistérios e outras tantas aventuras que posso contar, seja numa festa, numa escola, num jardim… onde quiserem! Este é o desafio que lanço a todos os que se deliciam com uma história, que possam voar comigo neste mundo mágico das palavras!

Carina Novo


© 2021 | Carina Novo

Política de Privacidade